top of page

Bronquite Asmática: o que é, sintomas e tratamento

Atualizado: 31 de mar. de 2021



A bronquite asmática é um termo que não é aceito por toda a comunidade médica e que, por isso, nem sempre é considerado um diagnóstico, sendo muitas vezes chamado apenas de bronquite ou de asma. No entanto, esse termo, quando utilizado, se refere a uma situação de inflamação dos brônquios pulmonares que surge devido a uma alergia ou infecção respiratória e que leva ao surgimento de sintomas como dificuldade para respirar e chiado ao respirar, por exemplo.

Suas causas estão relacionadas a algum tipo de alergia respiratória e com infecções do trato respiratório, e a exposição a fumaça de cigarro, poluição e cheiros fortes podem piorar a crise de bronquite asmática.

Como saber se é bronquite asmática

Os principais sintomas da bronquite asmática podem ser:

  1. Dificuldade para respirar e sensação de que o ar não chega aos pulmões;

  2. Sensação de peso no peito;

  3. Tosse persistente;

  4. Presença de pequena quantidade de catarro, semelhante a clara de ovo;

  5. Chiado ao respirar;

  6. Sensação de mal estar no corpo.

Estes sintomas podem surgir em qualquer momento e em qualquer idade e, por isso, é importante seguir o tratamento com o uso dos remédios receitados pelo médico. O diagnóstico da bronquite asmática pode ser feito pelo pneumonologista através da observação dos sintomas, auscultação dos pulmões ou através de testes mais específicos, como espirometria ou teste de alergia.

Bronquite asmática tem cura?

A bronquite asmática tem cura quando a alergia ou infecção que causa a bronquite consegue ser eliminada e isto pode ser conseguido com o uso de determinadas vacinas indicadas pelo pneumologista ou alergologista.

No entanto, a asma em si não tem cura e, em muitos casos, algumas alergias não podem ser curadas, assim a bronquite asmática também não pode ser curada e, por isso, a pessoa precisa seguir o tratamento por toda a vida.

Como é feito o tratamento

O tratamento para bronquite asmática pode ser feito com o uso de medicamentos que desinflamam os brônquios pulmonares e que facilitam a passagem do ar, receitados pelo médico pneumologista. Alguns exemplos de remédios para bronquite asmática são as "bombinhas", com Salbutamol por exemplo, ou aerossóis com soro e medicação, como o Berotec, para reduzir a falta de ar. Além disso, pode ser feito uso de xaropes para alívio da tosse e até de antibióticos, como a Amoxicilina, se houver infecção por bactérias.


A fisioterapia também pode ser um recurso para o tratamento da bronquite asmática, sendo útil para melhorar a capacidade respiratória e o condicionamento físico da pessoa. Esta pode ser feita com exercícios respiratórios que fortalecem os músculos envolvidos na respiração, expandindo a capacidade pulmonar e ajudando a expelir o muco dos brônquios.


Veja como a alimentação pode ajudar no controle da doença:


 
 
 

Comments


faixa site5.png

Blog Minha Saúde MKM

Fale Com a Corretora

especialista

Marcia Maeda

E receba uma consultoria para conhecer e contratar plano de saúde ou odontológico  ideal  para você, sua família ou empresa.

saude 4-01.png
bottom of page