O que pode ser a menstruação prolongada e o que fazer
- Dr. Sheila Sedicias
- 27 de out. de 2021
- 2 min de leitura
Quando a menstruação dura mais de 8 dias, pode ser sinal de que a mulher está com alguma alteração no seu sistema reprodutor. Nesse caso, a perda contínua de sangue pode levar ao surgimento de sintomas como fraqueza, tontura ou anemia, devido a uma perda intensa de sangue.
A menstruação prolongada tipo borra de café pode ser sinal de alguma DST, endometriose, mioma e, até mesmo, de uma possível gravidez. Por isso, é importante consultar um ginecologista para descobrir a causa e iniciar o tratamento, se necessário.

Possíveis causas
A menstruação normal dura de 4 a 7 dias e o mais comum é que seja mais intensa nos dois primeiros dias e vá diminuindo e ficando mais escura depois disso. Quando a menstruação dura mais de 8 dias, deve-se ficar atenta à quantidade de sangue perdida e à sua cor.
Trocar o absorvente mais de 6 vezes por dia pode indicar que a menstruação é muito intensa e, se a cor for muito vermelha ou muito escura, como borra de café, isso pode ser sinal de alerta, devendo-se consultar o ginecologista.
Algumas possíveis causas da menstruação prolongada são:
Mioma uterino;
Alterações hormonais;
Problemas de ovulação;
Pólipos no útero;
Doenças hemorrágicas como hemofilia;
Uso de DIU de cobre;
Câncer;
Uso de medicamentos.
Para saber exatamente o que está causando esta alteração da menstruação o médico pode observar a região genital, fazer o exame do toque com espéculo vaginal e pedir exames como papanicolau ou colposcopia. Por vezes, a toma do anticoncepcional já é suficiente para cessar a menstruação mas em todo caso, as suas causas devem ser investigadas pelo médico. Depois de saber o que realmente estava causando o prolongamento da menstruação, o médico poderá sugerir outros tratamentos como a criocirurgia para remover verrugas ou pólipos, por exemplo.
O que fazer
A mulher deve marcar uma consulta com um ginecologista, para que ele indique o melhor tratamento, que pode ser feito com:
Uso da pílula, para regular os níveis dos hormônios estrogênio e progesterona no corpo,
Suplementos de ferro para tratar anemia;
Anti-inflamatórios não esteroides, como ibuprofeno, para reduzir o sangramento.
Nos casos mais graves, pode ser necessário fazer dilatação e curetagem do útero, remoção do endométrio ou colo do útero, embora estes procedimentos sejam evitados em mulheres jovens e que ainda não tiveram filhos, pois reduzem a possibilidade de gravidez.
Além disso, existem remédios caseiros, como suco de couve e chá feito com as folhas de framboesa e o chá de ervas que podem ajudar a tonificar o útero, sendo útil para complementar o tratamento indicado pelo médico.
Quando a menstruação prolongada é normal
É normal a menstruação ficar irregular e durar mais tempo depois de tomar a pílula do dia seguinte. Além disso, também é comum nas adolescentes que ainda não têm seu ciclo regular e nas mulheres que estão entrando na menopausa, porque nessas idades ocorrem variações hormonais.
fonte: https://www.tuasaude.com/menstruacao-prolongada/
Comentários