top of page

Quem pode doar sangue?

A doação de sangue pode ser feita por qualquer pessoa entre os 16 e os 69 anos, desde que não tenha problemas de saúde ou tenha sido submetido a cirurgias ou procedimentos invasivos recentes. É importante ressaltar que para que pessoas menores de 16 anos é necessário de autorização dos pais ou responsáveis.

Alguns dos requisitos básicos que devem ser respeitados para a doação de sangue com o objetivo de garantir o bem estar do doador e de quem recebe o sangue são:

  • Pesar mais de 50 Kg e IMC superior a 18,5;

  • Ter mais de 18 anos;

  • Não apresentar alterações no hemograma, como diminuição da quantidade de hemácias e/ ou hemoglobina;

  • Ter feito uma alimentação saudável e equilibrada antes da doação, tendo sido evitado o consumo de alimentos gordurosos pelo menos 4 horas antes da doação;

  • Não ter ingerido bebida alcoólica 12 horas antes da doação e nem ter fumado nas 2 horas anteriores;

  • Ser saudável e não ter doenças transmissíveis pelo sangue como Hepatite, Aids, Malária ou Zika, por exemplo.

Doar sangue é um processo seguro, que garante o bem estar do doador e é um processo rápido que demora no máximo 30 minutos. O sangue do doador, pode ser usado de diferentes formas, dependendo das necessidades de quem o recebe, podendo não só ser usado o sangue doado, como o seu plasma, as suas plaquetas ou mesmo a hemoglobina, dependendo das necessidades de quem precisa.

Como se preparar para doar sangue

Antes de doar sangue, existem alguns cuidados muito importantes que evitam o cansaço e a fraqueza, como manter a hidratação no dia anterior e no dia em que vai doar sangue, bebendo bastante água, água de coco, chá ou sucos de fruta, e se alimentar bem antes da doação.


É recomendado que a pessoa evite o consumo de alimentos gordurosos pelo menos 3 horas antes da doação, como abacate, leite e derivados, ovos e frituras, por exemplo. No caso da doação ser após o almoço, a recomendação é que sejam esperadas 2 horas para que seja feita a doação e que a refeição seja leve.

Quando não pode doar sangue

Além dos requisitos básicos, existem algumas outras situações que podem impedir a doação de sangue por um determinado período, como por exemplo:

Além disso, no caso de uso de drogas, realização de transplante de córnea, tecidos ou órgãos, realização de algum tratamento com hormônios de crescimento ou alguma cirurgia ou no caso de realização de transfusão de sangue após 1980, também não pode doar sangue, sendo importante que converse com o seu médico ou enfermeiro sobre isso.

Confira no vídeo seguinte em que condições não se pode doar sangue:

O que é doador universal

O doador universal corresponde à pessoa que possui o sangue de tipo O, que possui proteínas anti-A e anti-B e, assim, quando é transfundido para outra pessoa, não causa reação no receptor, e, por isso, pode doar para todas as pessoas.

O que fazer após a doação

Depois de doar sangue, é importante que sejam seguidos alguns cuidados para evitar o mal-estar e o desmaio, devendo por isso:

  • Continuar com a hidratação, continuando bebendo muita água, água de coco, chá ou suco de fruta;

  • Comer um lanchinho para que não se sinta mal, devendo sempre assegurar que bebe um suco de fruta, toma um café ou come um sanduíche depois de dar sangue para recarregar a energia ;

  • Evitar passar muito tempo no sol, pois depois de doar sangue o risco de insolação ou desidratação é maior;

  • Evitar esforços nas primeiras 12 horas e não praticar exercício físico durante as 24 horas seguintes;

  • Se for fumador, esperar no mínimo 2 horas após a doação para poder fumar;

  • Evitar consumir bebidas alcoólicas nas 12 horas seguintes.

  • Depois de dar sangue, pressionar um algodão no local da picada durante 10 minutos e manter o curativo feito pelo enfermeiro durante no mínimo 4 horas.

Além disso, quando for doar sangue, é importante que leve um acompanhante para depois o levar até casa, pois deve evitar dirigir devido ao cansaço excessivo que é normal sentir.

No caso dos homens, a repetição da doação pode ser feita após 2 meses, enquanto que no caso das mulheres, a repetição da doação pode ser feita após 3 meses.


fonte: https://www.tuasaude.com/quem-pode-doar-sangue/

Comments


faixa site5.png

Blog Minha Saúde MKM

Fale Com a Corretora

especialista

Marcia Maeda

E receba uma consultoria para conhecer e contratar plano de saúde ou odontológico  ideal  para você, sua família ou empresa.

saude 4-01.png
bottom of page