top of page

15 alimentos bons para pele

Os melhores alimentos para uma pele perfeita são principalmente alimentos ricos em vitaminas A, B, C e E, ômega-3, betacarotenos e minerais como selênio e zinco, como salmão, castanha-do-pará, melancia ou tomate, pois esses nutrientes têm ação antioxidante, anti-inflamatória e protetora da pele, contribuindo para manter a pele hidratada, macia, firme e sem rugas.

Esses alimentos podem auxiliar no tratamento de acne, alergias ou psoríase e podem ser incluídos na alimentação do dia a dia. Além da alimentação para uma pele perfeita, é fundamental manter uma hidratação adequada do corpo, por isso, recomenda-se a ingestão de 1,5 a 2 litros de água por dia.

O ideal é que os alimentos para manter a saúde da pele sejam indicados pelo nutricionista, isso porque apesar de poderem trazer benefícios podem não ser os mais indicados para o tipo de pele, podendo resultar no aumento da oleosidade ou perda de firmeza, por exemplo.

Alguns alimentos que ajudam a melhorar a pele e deixá-la perfeita e saudável são:

1. Salmão

O salmão é rico em ômega-3, especialmente o DHA, que é um tipo de gordura boa e que faz parte da membrana das células da pele, responsável por manter a pele macia, hidratada, flexível e sem rugas.

Além disso, o ômega-3 presente no salmão, tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, o que ajuda a prevenir o aparecimento de vermelhidão, acne, psoríase, lúpus ou alergias na pele, e a proteger a pele dos danos do sol que podem causar envelhecimento e aparecimento de rugas e linhas de expressão.

O ideal é consumir salmão pelo menos 3 vezes na semana, mantendo a pele no cozimento, pois é onde o ômega-3 está mais concentrado. Além disso, deve-se evitar fritar ou cozinhar este peixe em altas temperaturas para não perder seus nutrientes.

Outros alimentos ricos em ômega-3 e que ajudam a manter a pele bonita e saudável são sementes de linhaça ou de chia, nozes e outros peixes como atum, sardinha e arenque.

2. Abacate

O abacate é rico em gorduras boas, vitaminas C e E, essenciais para manter a pele flexível e hidratada, e a combater estrias, rugas e celulite.

Além disso, a vitamina C presente no abacate tem ação antioxidante e age combatendo os radicais livres que causam envelhecimento da pele. Além disso, a vitamina C estimula a produção de colágeno pela pele, diminuindo a flacidez, aumentando a firmeza e a elasticidade da pele, conferindo uma aparência mais bonita e saudável.

O abacate pode ser consumido na sua forma natural ou utilizado no preparo de saladas, sucos, vitaminas ou molhos.

3. Laranja

A laranja é uma excelente fonte de vitamina C, que é importante para a formação do colágeno, contribuindo para uma pele mais firme, saudável e sem flacidez, além de ter ação antioxidante prevenindo o dano dos radicais livres às células e, consequentemente, o envelhecimento precoce da pele.

O ideal é consumir pelo menos 1 laranja crua por dia ou 150 mL do suco natural para manter a pele saudável e bonita.

Além da laranja, outras frutas ricas em vitamina C são kiwi, limão e tangerina, podendo ser incluídos na alimentação do dia a dia para melhorar o aspecto da pele.

4. Castanha-do-pará

A castanha-do-pará é rica em gorduras boas como o ômega 3, além de selênio, magnésio, cobre, fósforo, manganês e vitaminas B1 e E, que têm ação anti-inflamatória, o que reduz a inflamação e a vermelhidão características da acne, ajuda a manter as células da pele saudáveis e estimula o rejuvenescimento celular.

Além disso, os nutrientes da castanha-do-pará melhoram a cicatrização da pele, previnem o envelhecimento precoce e a formação de rugas e linhas de expressão.

Para obter esses benefícios pode-se consumir duas unidades de castanha-do-pará por dia no café da manhã ou lanche.

5. Batata doce

A batata doce é rica em vitamina C e betacarotenos, que são convertidos em vitamina A no corpo, importante para manter a pele saudável, além de agir como um antioxidante, ajudando a proteger a pele dos danos causados pelos raios UVA e UVB do sol, prevenindo queimaduras de sol e mantendo a pele úmida, firme, bonita e saudável.

A batata doce pode ser consumida com ou sem casca, podendo ser preparada no forno, assada, cozida ou grelhada e incluída na alimentação do dia a dia.

Outros alimentos ricos em betacarotenos incluem cenoura, espinafre, mamão e manga, por exemplo.

6. Aveia

A aveia é um cereal rico em vitaminas B1, B3, B6 e E, zinco, ácido fólico e aventramida que ajudam a manter a pele hidratada, formando uma barreira na superfície das células que retêm água na pele, facilitam o desenvolvimento de células saudáveis da pele e ajudam a combater o envelhecimento precoce, principalmente a formação de rugas e linhas de expressão.


O ácido fólico presente na aveia também ajuda a aumentar a produção de colágeno mantendo a pele mais firme e tonificada.

Além disso, os nutrientes da aveia também são eficazes para auxiliar no tratamento de doenças inflamatórias da pele, como irritação ou eczema, por exemplo.

Para aumentar o consumo de aveia na alimentação, pode-se acrescentar uma colher de sopa de aveia na vitamina de fruta, na granola com iogurte ou na salada de fruta, por exemplo.

7. Beterraba crua

A beterraba crua possui uma substância chamada ácido carboxipirrolidônico, que ajuda a manter as células da pele bem hidratadas, além de ser rica em vitamina A e C, betalaínas, carotenóides, compostos fenólicos e flavonoides que funcionam como potentes antioxidantes e ajudam a proteger as células do dano oxidativo causado pelos radicais livres.

O ideal é consumir a beterraba crua todos os dias, podendo ser acrescentada no suco ou na salada, por exemplo.

8. Melancia

A melancia é rica em vitaminas A, B, C e E, carotenóides, como o licopeno, com ação antioxidante que ajudam a proteger a pele dos danos foto oxidativos e assim evitar o envelhecimento precoce.

Além disso, a melancia é rica em água, o que ajuda a manter a pele hidratada, sendo indicada especialmente para pele seca pois este tipo de pele é mais suscetível a perder água e a ficar desidratada mais facilmente. Assim a melancia ajuda a melhorar a aparência da pele e pode ser inserida na alimentação do dia a dia na sua forma natural ou em sucos, por exemplo.

Outras frutas ricas em água incluem o melão, a maçã sem casca e o morango. Assista o video com a nutricionista Taiana Zanin com esses e outros alimentos ricos em água e seus benefícios para a pele:

9. Brócolis

O brócolis é rico em vitaminas A e C, minerais como o zinco e carotenóides como a luteína, importantes para manter a pele saudável e proteger as células dos danos oxidativos dos radicais livres que podem tornar a pele seca e enrugada.

Além disso, o brócolis tem sulforafanos na sua composição que é um poderoso agente protetor contra os danos do sol que age neutralizando os radicais livres e ativando outros sistemas de proteção no corpo para manter a pele saudável.

O brócolis pode ser consumido todos os dias cozido, preferencialmente, no vapor por no máximo 20 minutos para evitar a perda da vitamina C, mas também pode ser ingerido na forma crua em saladas ou sucos, por exemplo.

10. Tomate

O tomate é uma grande fonte de vitamina C, licopeno e luteína com ação antioxidante que protegem a pele contra os danos do sol e também ajudam a prevenir a formação de rugas, pois melhoram a microcirculação da pele, favorecendo a nutrição celular e a renovação das células da pele, sendo uma excelente opção de alimento para manter a pele saudável e firme.

Para aumentar o consumo de tomate, pode-se adicionar diariamente em saladas ou sucos, por exemplo.

11. Chocolate preto

O chocolate preto é rico em antioxidantes como o flavanol que possui ação fotoprotetora protegendo a pele contra os danos do sol, melhora o fluxo sanguíneo e aumenta a hidratação da pele, sendo uma boa opção de consumo para pele seca.

Para consumir o chocolate preto, o ideal é que tenha pelo menos 70% de cacau na sua composição.

12. Semente de girassol

A semente de girassol é rica em vitamina E, selênio, zinco e ácido fólico que ajudam a nutrir e reparar a pele e reforçar a barreira cutânea, além de também possuírem propriedades antioxidantes, o que ajuda na prevenção do envelhecimento precoce, mantendo a pele saudável e firme.

Uma boa forma de consumir a semente de girassol é adicionar em saladas de folhas verdes ou salada de frutas, além de acrescentar em vitaminas ou sucos, por exemplo.

Além da semente de girassol, outros alimentos ricos em selênio, zinco e vitamina E e que ajudam a manter a pele saudável são avelã, amêndoa e nozes.

13. Uva roxa

As uvas roxas contém resveratrol, uma substância antioxidante presente na casca que ajuda a reduzir os efeitos do envelhecimento por diminuir a produção de radicais livres que danificam as células da pele e causam rugas e linhas de expressão, sendo uma excelente opção para manter a pele bonita e firme.

Além disso, a uva roxa também é rica em vitamina C, flavonoides e antocianinas que ajudam a manter a saúde da pele. Outros alimentos ricos nesses nutrientes são os frutos vermelhos como morango, cereja, mirtilo, framboesa, goiaba vermelha e amora, por exemplo, que podem ser adicionados na dieta e consumidos diariamente.

14. Soja

A soja é uma semente oleoginosa rica em isoflavonas, que são consideradas um estrógeno natural, e podem ajudar a reduzir as rugas finas e melhorar a elasticidade da pele, sendo muito útil especialmente para mulheres na menopausa, pois ajuda a reduzir o ressecamento da pele, deixando a pele mais hidratada, macia e forte.

Além disso, a soja também é rica em gorduras boas, principalmente o ômega-3, vitaminas do complexo B, C, A e E e minerais como o magnésio e potássio, importantes para manter a pele saudável.

A soja pode ser consumida na forma de grãos cozidos, farinha, proteína texturizada ou leite de soja, por exemplo. Outra forma de obter os benefícios da soja para a pele é consumir o tofu.

15. Chá verde

O chá verde, chamado cientificamente de Camellia sinensis, possui grande quantidade de antioxidantes como os flavonóides e as catequinas que evitam o envelhecimento das células, pois combatem os radicais livres, prevenindo a formação de rugas, além de manter a pele hidratada e com aspecto saudável.

Uma boa forma de consumir o chá verde é preparar a infusão e tomar cerca de 2 ou 3 xícaras por dia, usando o chá verde em folhas, saquinho para preparar o chá ou em pó. No entanto, é importante não tomar este chá após as refeições pois pode prejudicar a absorção do ferro, cálcio e da vitamina C pelo organismo.

Assista o vídeo com a nutricionista Tatiana Zanin e Bruna Vieira sobre dicas para cuidados com a pele:



fonte: https://www.tuasaude.com/alimentos-para-uma-pele-perfeita/

Comments


faixa site5.png

Blog Minha Saúde MKM

Fale Com a Corretora

especialista

Marcia Maeda

E receba uma consultoria para conhecer e contratar plano de saúde ou odontológico  ideal  para você, sua família ou empresa.

saude 4-01.png
bottom of page