7 formas naturais de tirar o sono e ficar mais acordado
- Manuel Reis
- 6 de abr. de 2021
- 4 min de leitura
Para tirar o sono durante o dia, no trabalho, depois do almoço ou para estudar, uma boa dica é consumir alimentos ou bebidas estimulantes como o café, guaraná ou chocolate preto, por exemplo.
Porém, a forma mais eficaz de acabar com o sono durante o dia é dormir o suficiente durante a noite. O tempo de sono ideal é de cerca de 7 a 8 horas por noite, no entanto, se a pessoa dormir durante 9 horas à noite e, ao acordar, sentir-se renovado e com disposição, é de 9 horas de bom sono que precisa. Veja quantas horas de sono se deve dormir ao longo da vida.

Assim, algumas ótimas dicas para tirar o sono durante o dia, incluem:
1. Comer alimentos estimulantes
Para tirar o sono, recomenda-se o consumo de alimentos ou bebidas estimulantes, como por exemplo:
Café forte;
Guaraná em pó;
Açaí;
Chocolate preto;
Chá de gengibre.
Estes alimentos são estimulantes capazes de aumentar a disposição, pois aceleram os batimentos cardíacos, melhorando a circulação sanguínea e, como consequência, ajudam a tirar o excesso sono.
Porém, seu uso deve ser reduzido ao mínimo, pois, além de favorecer as doenças cardíacas, dificultam a absorção do cálcio podendo prejudicar os ossos.
2. Tirar um cochilo rápido de 15 minutos
Outra boa dica para quem não consegue dormir o suficiente durante a noite e, por isso, acaba ficando com muito sono no momento em que precisa ficar mais focado, consiste em aproveitar o tempo do almoço para um cochilo rápido ou aproveitar as viagens de deslocação para o trabalho para dormir. Apesar de não ser um sono de boa qualidade, estes minutos de sono ajudam a recarregar um pouco de energia, dando uma vontade extra para ficar focado na tarefa que se tem para fazer.
O ideal é que se durma entre 15 a 30 minutos e não mais do que isso, pois existe o risco de se ficar ainda com mais sono, especialmente porque se entra na fase REM e fica mais difícil acordar.
As pessoas mais propensas a sofrer com o sono durante o dia são os que trabalham por turnos, como os profissionais da área da saúde, policiais, bombeiros e os seguranças. Para estes, aconselha-se que aproveitem para dormir ou descansar sempre que puderem.
Veja como fazer para cochilar da forma correta, sem afetar o sono.
3. Fazer exercício a cada 30 minutos
Esta é outra técnica muito eficaz que pode render uma energia extra. Para isso, basta parar a cada 30 minutos e fazer algum tipo de exercício para estimular a circulação sanguínea. Alguns bons exemplos são fazer alongamentos, como tocar com as mãos nos pés, ou até fazer algumas flexões.
Com este tipo de truque é quase sempre possível conseguir mais 20 a 30 minutos de energia extra.

4. Colocar-se num ambiente menos confortável
A sensação de sono normalmente só aparece quando se está em um ambiente confortável, ou seja, numa posição confortável, com pouco som e numa temperatura agradável. Assim, contrariar esses fatores pode ser uma boa forma de ficar mais acordado. Para isso, basta colocar alguma música tocando, abrir um pouco a janela para entrar um pouco de vento e até evitar estudar na cama.
5. Comer um lanche saudável
Comer pequenos lanches quando se está trabalhando ou estudando também pode ajudar a combater o sono, especialmente se forem incluídos alimentos leves mas com boas propriedades para estimular a resposta cerebral. Assim, alguns exemplos são:
1 abacate com nozes ou aveia;
1 iogurte com cereais;
1 vitamina de abacate.
Estes lanches são ricos em antioxidantes e gorduras boas, que ajudam no funcionamento do cérebro, podendo ser uma boa opção para completar o uso de um alimento estimulante, por exemplo.
6. Respirar fundo 10 vezes
Fazer respirações fundas ajuda a aumentar a quantidade de oxigênio no sangue e, por isso, pode ajudar a combater a sensação de sono excessivo. Para isso deve-se inspirar fundo pelo nariz, segurar o ar por 2 segundos e depois jogar todo o ar fora pela boca, repetindo-se até 10 vezes.
Outra técnica de respiração que parece ser bastante eficaz consiste em:
Tapar uma narina com o dedo indicador e inspirar pela outra;
Prender o ar, retirar a mão do nariz, tapar a outra narina e soltar o ar;
Repetir o processo, mas começando por inspirar pela mesma narina que se soltou o ar.
7. Conversar com outra pessoa
Conversar por alguns minutos, com algum colega de trabalho ou por telefone, de preferência sobre um assunto interessante ou divertido, ajuda a estimular o cérebro e fazê-lo ficar mais desperto.
Como evitar ter sono durante o dia
A melhor forma de evitar ter sono durante o dia passa por ter uma higiene de sono adequada, ou seja, ter hábitos de sono saudáveis, indo dormir todos os dias na mesma hora e acordando sempre numa hora padrão. É aconselhado ainda que durante a noite se durma entre 7 a 9 horas, mas não mais do que esse tempo, já que o excesso de sono durante a noite também pode deixar a pessoa menos disposta ao acordar.
Algumas dicas para facilitar que se pegue no sono e durma bem durante a noite incluem:
Evitar ficar na frente do computador e da televisão pelo menos nos 30 minutos antes de dormir;
Dormir num quarto silencioso e confortável. Uma boa dica é comprar um tapa-ouvido que se usa para natação e utilizá-lo para dormir, se a vizinhança for muito barulhenta;
Fazer a última refeição até 1 hora antes de ir se deitar, para evitar a indigestão;
Evitar ficar pensando em muitas coisas quando for deitar-se, dando preferência a pensamentos calmos e serenos e evitando as preocupações;
Algumas doenças também podem fazer com que a pessoa sinta sono durante o dia, alguns exemplos são a insônia, síndrome das pernas inquietas, obesidade, apneia do sono, narcolepsia e o sonambulismo. Neste último caso, o ideal é procurar ajuda médica, pois, ao eliminar estas causas, o sono volta a ser reparador e o sintoma de ter sono durante o dia deixa de ser frequente. Saiba quais as 8 doenças que causam cansaço excessivo.
Conteúdo desenvolvido por: Tua Saúde - https://www.tuasaude.com/como-tirar-o-sono/
INFORMAÇÃO DO AUTOR:
Manuel Reis
ENFERMEIRO
Pós-graduado em fitoterapia clínica e formado pela Escola Superior de Enfermagem do Porto, em 2013. Membro nº 79026 da Ordem dos Enfermeiros.
Comments