top of page

Quantidade de cafeína nos alimentos e seu efeito no organismo

A cafeína é um estimulante cerebral, encontrada no café, chá verde e chocolate, por exemplo e tem muitos benefícios ao organismo, como aumento da atenção, melhora do desempenho físico e estímulo ao emagrecimento.

Entretanto, a cafeína deve ser consumida com moderação, e sua dose máxima diária não deve ultrapassar 400mg por dia, ou 6mg por quilo de peso, o que equivale a cerca de 4 xícaras de café de 200 ml ou 8 cafezinhos, pois seu excesso causa malefícios, como insônia, ansiedade, tremores e dor de estômago.

Veja, na tabela a seguir, a lista de alimentos com cafeína e a quantidade em cada um:

Outra forma prática de tomar ou de controlar a quantidade de cafeína diária, pode ser na forma de suplementos, como cápsulas, ou em pó de cafeína na sua forma purificada, conhecida como cafeína anidra ou metilxantina.

Efeitos positivos da cafeína no organismo

A cafeína funciona como um estimulante do sistema nervoso, bloqueando substâncias que causam o cansaço e aumentando a liberação de neurotransmissores, como adrenalina, noradrenalina, dopamina e serotonina, o que ativa o corpo e aumenta a energia, a força e o desempenho físico, sendo muito usada por praticantes de atividades físicas. Seu uso também previne o cansaço, melhora a concentração, a memória e o humor.

A cafeína também é um ótimo antioxidante, que combate o envelhecimento das células e previne a formação de doenças cardíacas e, além disso, tem um efeito termogênico, pois estimula o metabolismo e acelera os batimentos cardíacos, sendo uma ótima aliada para o emagrecimento.

Efeitos negativos da cafeína no organismo

A cafeína deve ser consumida em pequenas quantidades ou de forma moderada, pois seu uso contínuo ou exagerado pode causar efeitos colaterais, como diminuição da absorção de cálcio pelo corpo, dor de estômago, refluxo e diarreia, devido ao aumento das secreções gástricas e intestinais, além de irritabilidade, ansiedade, insônia, tremores e vontade frequente de urinar, principalmente em pessoas mais sensíveis.

Além disso, a cafeína causa dependência física, sendo, assim, viciante, e a sua interrupção pode causar sintomas de abstinência, como dor de cabeça, enxaqueca, irritabilidade, cansaço e prisão de ventre. O consumo da cafeína também deve ser evitado por crianças, gestantes, mulheres que amamentam e pessoas que têm pressão muito alta ou problemas cardíacos.


fonte: https://www.tuasaude.com/alimentos-ricos-em-cafeina/

Comentarios


faixa site5.png

Blog Minha Saúde MKM

Fale Com a Corretora

especialista

Marcia Maeda

E receba uma consultoria para conhecer e contratar plano de saúde ou odontológico  ideal  para você, sua família ou empresa.

saude 4-01.png
bottom of page